Somos uma empresa familiar, constituída pela fazenda Santa Leocádia e a Agro indústria de mesmo nome e longo história como produtores rurais.
Produzimos nozes Pecan em 120 hectares irrigados, com o manejo orientado pelo Eng. Agrônomo Émerson de Franceschi e do consultor chileno Matias Bóris. A colheita é anual e vai de meados de abril a meados de junho.
Atualmente, estamos com 90 hectares produtivos, onde adotamos tecnologia israelense de irrigação, com o uso do processo de micro gotejamento, com mangueiras enterradas que hidratam e fertilizam as nogueiras de acordo com as necessidades nutricionais. A demanda nutricional é identificada por meio de análise de solo e foliar, de três em três meses, com coleta por amostragem das áreas plantadas.
Além da irrigação e da fertirrigação, temos pulverizadores potentes para fazer adubação foliar, assim como o uso de defensivos biológicos - os quais despontam como tendência no trato nutricional e no combate à parasitas-. Estas práticas nos permitem oferecer nozes de alta qualidade, em fase de transição para a agricultura orgânica, mais sustentável e estruturada a longo prazo.
Práticas de Manejo
A Poda
É fundamental para a cultura das Pecans. Fazemos duas podas anuais. As de inverno, com foco na condução da árvore para formação de plantas saudáveis e frutos nutritivos e, as de verão, com o intuito de fortalecer e auxiliar no enchimento dos frutos.
A Colheita
É feita, árvore por árvore, com equipamentos próprios que balançam o tronco para estimular a queda dos frutos em uma rede ou lona. Na etapa seguinte, as nozes são selecionadas e encaminhadas para um secador, com o objetivo de secá-las até que alcancem a umidade entre 6% e 8% e, então, armazenadas em câmara fria.
A Armazenagem
É feita em câmaras frias, após alcançada a umidade ideal nos secadores de nozes com casca, conforme acima.
Na medida em que chegam os pedidos de venda, programamos o beneficiamento das nozes. Retiramos as quantidades dos pedidos da armazenagem e procedemos à higienização e hidratação em tanque com água à 80Cº. A seguir, encaminhamos as frutas para quebra e descasque. Fazemos uma secagem final antes de embalar a vácuo, usando fornos próprios para esse propósito, deixando-as crocantes e saborosas e mantendo todas as características físicas e nutricionais das pecans vendidas.